29 dezembro 2012

Você é o que que você lê

Com o fim de mais um ano, venho aqui para compartilhar, com todos, as minhas leituras,  minhas experiências literárias e etc. Infelizmente, esse ano, por causa do vestibular, li muito pouco ou, pelo menos, li poucos livros que não eram para o vestibular.  Mesmo assim, 2012 foi um ano com leituras muito especiais e profundas. Então, como dizem, quantidade não é qualidade. Por isso, 2012 pode ser taxado como um ano bem produtivo. 


Eu adoro memes e, ano passado, eu já tinha feito esse meme da Anna Vitoria e eu simplesmente amei fazê-lo, por isso estou repetindo o feito. Sei que isso é sem graça (repetições e tal) mas eu adorei esse meme e ele é tão mais simples que vale a pena! 

                                                          Lidos em 2012
1- Paixão ( Lauren Kate)
2- O diário de Anne Frank
3- Um dia (David Nicholls)
5- A música que mudou minha vida (Robin Benway) 
4- Orgulho e preconceito (Jane Austen)
5- Cidade dos ossos ( Cassandra Clare)
6- Diários do vampiro - O despertar ( L. J Smith)
7- Vidas secas (Graciliano Ramos)
8- Uma noite no chateau marmont  (Lauren Weisberger)
9- Cherub: o recruta (Robert Muchamore)
10- A esperança (Suzanne Collins)
11- Classe A (Robert Muchamore)
12- Millennium: os homens que não amavam as mulheres (Stieg Larsson)
13- Millennium: a menina que brincava com fogo (Stieg Larsson)
14- Dom Casmurro e os alieníginas (Lúcio Manfredi, Machado de Assis)
15- A culpa é das estrelas (John Green)
16- O meu pé de laranja lima (José Mauro de Vasconcelos)
17- O pacto (Joddi Picoult)
18- As vantagens de ser invisível (Stephen Chbosky)
19- Millennium: A rainha do castelo de ar (Stieg Larsson)
20 - Cidade das cinzas (Cassandra Clare)
21 - Cidade de vidro (Cassandra Clare)
22- O morro dos ventos uivantes 
23 - A mulher do viajante no tempo
24 - O herói perdido




O casal mais apaixonante

Sem sombras de dúvida, meu casal favorito foi e é a Hazel e o Gus de "A culpa é das estrelas". É impossível não se apaixonar e se emocionar pela história que esses dois compartilham. Medos, dúvidas, amor, ambições, tudo é tão emocionante, tão simples e, ao mesmo tempo, complexo de um modo que nos faz refletir a vida. Hazel e Gus (L) OKAY ?


Virei a noite lendo

Cidade de vidro, o terceiro da série "Os instrumentos mortais". Esse livro foi uma surpresa, porque, para mim, ele deveria ser o último da série e eu ficaria, até, satisfeita com esse final, mas ele não é o fim :))). Eu não conseguia parar de lê-lo, era tanta coisa acontecendo, tanta coisa que eu queria descobrir. Eu adorei lê-lo, tanto é que ele está nos meus favoritos, porque a história superou minhas expectativas de um jeito maravilhoso. Em uma madrugada eu o li, porque não conseguia, simplesmente, dormir sem saber mais e mais. 



Chorei de soluçar

Eu sou uma manteiga derretida, ou seja, eu chorei em vários livros. Porém, o que mais me emocionou e me fez parar para chorar, no meio da leitura, porque não conseguia prosseguir foi "O diário de Anne Frank". Emocionante, sensível, apaixonante, duro, real, por essas e outras razões esse livro se tornou muito especial na minha vida e no modo como eu enxergo a sociedade como humana. Todas as barbaridades que viu; seus  medos, as inseguranças, os questionamentos de uma garota nova fisicamente, mas, ao mesmo tempo, tão velha e madura em suas experiências e vivências. Anne Frank fica guardada comigo para sempre em meu coração, como uma amiga que sentirei falta e pela qual tenho o maior respeito e carinho. O livro é duro, é triste, pesado, mas vale a pena lê-lo, porque nós nos tornamos mais humanos ao, também, sentir as dores daqueles que, um dia, machucamos.


Decepção do ano 

Com certeza,  " Paixão", terceiro da série Fallen. Eu já comecei o livro pensando que este seria o último da série, então ao terminar vocês devem imaginar a minha cara de decepção ao ver que havia lido apenas uma continuação, que não me acrescentou em nada, só fez repetir tudo que já havia sido dito nos outros livros. Não aguento mais a Lucy, odiei o Daniel, gostei do Cam, odiei o resto. Simplesmente decepcionante.


Livro irrelevante do ano

Acho que não tive nenhum.


Grifei

A culpa é das estrelas por motivos óbvios. Os diálogos são lindos, a narrativa é linda, tudo é muito incrível e acho que eu não grifei o livro todo porque não consigo riscar livros, mas a vontade era essa. 


Abandonei

Vidas secas, infelizmente. Eu estava estudando muito e não tinha tempo pra ler nada, o bibliotecário do meu colégio ficou me irritando, pedindo o livro toda hora, então eu tive que devolver sem ler o fim. Então não foi um abandono, na verdade. Ok, eu não tive nenhum abandono por vontade própria esse ano. 


Aventura, fantasia ou infanto-juvenil

Cherub: o recruta. Livro bem legal, fácil de ler, divertido, Uma aventura pra descontrair um pouco, gostei bastante da história e do livro. 



Bate bola de personagens

Personagem masculino mais apaixonante: Mr. Darcy que é um dos amores da minha vida, com certeza.
Personagem feminina que eu queria ser:  Anne Frank, pela sua coragem, pela sua sensibilidade, por ser o que é de mais bonito no meio de tanta coisa ruim.
Personagem mais chato: Lucy de "Paixão". Chata, sem graça, sem sal, um saco.
Personagem mais perturbador: Heathcliff, ele fazia questão de ser ruim com todos os descendentes da sua amada, por algo que ela fez. 
Personagem que mais me identifiquei: Emma de "Um dia", porque ela tem as inseguranças, medos e se vê, em um momento da sua vida, tão fora de si, tão fora do que esperava que o futuro fosse. E é cheia de sonhos, amor... 

Quote do ano

"E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos." As vantagens de ser invisível

Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Um escritor de quem costumávamos gostar nos ensinou isso. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter, e por Deus, queria mais números para o Augustus do que os que ele teve. Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada no mundo. Você me deu uma eternidade dentro nos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso.Hazel, A culpa é das estrelas

Melhor livro do ano

A culpa é das estrelas.

PS: O título foi tirado da bienal do livro de Pernambuco

3 comentários:

  1. Adorei o título.E o que você falou sobre Anne Frank é exatamente tudo que eu poderia dizer mas nunca consegui. A culpa é das estrelas é maravilhoso, é um livro que provavelmente ninguém vai se cansar de falar, de tão bom. Gostei demais da sua retrospectiva bia! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ei Beatriz! Primeira vez que leio o seu blog! Li seu comentário no blog da Tary e fiquei curiosa de ler seu blog, e adorei! O layout é lindo e amei seu post sobre as leituras do ano, cheio de fotos lindas! Respondi esse meme em 2011, e meu personagem masculino apaixonante também foi Mr. Darcy. Ele é incrível né? HAHA. Esse ano eu não respondi, fiz uma retrospectiva por vídeo, mas certamente Hazel e Gus ficam com o troféu de casal mais apaixonante do mundo!
    Beijo e boas leituras em 2013.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo o layout, Bia! Adorei (: Adorei que você fez a retrô que eu criei em 2011 e a Annoca adaptou. Pessoal tá super resgatando a ideia. Também li Um Dia, As vantagens de ser invisível e A Culpa é das Estrelas em 2012. Anne Frank é um favorito da vida, muito incrível esse livro. Você fez leituras ótimas, hein? Tenho muita vontade de ler a série 'Os instrumentos mortais'.
    Amei as fotos do post!
    Beijos!

    ResponderExcluir